Chamada de artigo para dossiê temático para a Revista Bagoas, Estudos Gays, Gênero e Sexualidades

Chamada de artigos para o dossiê temático:

Desafios sobre o Aborto no Brasil e na América Latina

Organizadoras: Rozeli Porto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e

Susana Rostagnol (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República/Uruguay)

A revista Bagoas, Estudos Gays, Gênero e Sexualidades, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático Desafios sobre o Aborto no Brasil e na América Latina organizado pelas profas. Rozeli Porto (UFRN) e Susana Rostagnol (UDELAR). A publicação está prevista para o volume 9, jan./jun. 2013. Os artigos apresentados em línguas que não sejam português e espanhol serão traduzidos para publicação em português. Estes devem estar em conformidade com as normas da revista (disponíveis em http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/normas.html), e relacionados ao seguinte eixo temático:

No dossiê Desafios sobre o Aborto no Brasil e na América Latina, pretende-se reunir artigos, ensaios e relatos depesquisa que analisem o tema a partir de aspectos jurídicos, médicos, éticos e religiosos, os quais ocupam posições de destaque nas agendas políticas dos países do MERCOSUL. O tema tem sido objeto de investigação de vários campos disciplinares, notadamente nos estudos contemporâneos da antropologia das relações de gênero e feminista, numa interface com a saúde e o direito. A proposta visa propiciar a articulação analítica das dimensões significativas do aborto, tal como vivenciado nas práticas sociais, sejam clandestinas ou legais, e tal como se apresenta em enunciados políticos na esfera pública. Objetiva-se refletir sobre os avanços e os desafios políticos enfrentados, sobre as políticas que entrelaçam argumentos religiosos, médicos, científicos e jurídicos, assim como do registro das práticas e dos significados e representações que permeiam o aborto.

As contribuições devem ser enviadas diretamente para as organizadoras, através dos e-mails:

rozeliporto@gmail.com  e  susana.rostagnol@gmail.com.

Prazo para o envio: 16 de março de 2013.

Além dos artigos para o dossiê, a revista Bagoas também recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições: artigos sobre temas diversos, notas de pesquisa, resenhas de livros relevantes nas ciências sociais. Tais textos devem ser enviados aos editores da revista, conforme os meios indicados nas normas para submissão.

Llamado para artículos para el dossier temático:

Desafíos sobre el aborto en Brasil y en América Latina

Organizadoras: Rozeli Porto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e

La Revista Bagoas, Estudos Gays, Gênero e Sexualidades llama a la presentación de artículos para el dossier temático Desafíos sobre el aborto en Brasil y en América Latina organizado por las Profas. Rozeli Porto (UFRN) e Susana Rostagnol (UDELAR). La publicación está prevista para el volumen 9, enero/junio 2013. Los artículos presentados en lenguas que no sean portugués o español, serán traducidos para publicarlos en portugués e debe seguir las normas de la revista (disponibles en http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/normas.html), y relacionados al mencinado eje temático.

En el dossier Desafíos sobre el aborto en Brasil y en América Latina pretende reunir artículos, ensayos y avances de investigación que analicen el tema a partir de aspectos jurídicos, médicos, éticos y religiosos, los cuales ocupan posiciones destacadas en las agendas políticas de los países del MERCOSUR. El tema ha sido objeto de investigación en varios campos disciplinares, especialmente en estudios contemporáneos de antropología de las relaciones de género y feminista, en una interface con la salud y el derecho. La propuesta pretende propiciar la articulación analítica de las dimensiones significativas del aborto, tal como es vivenciado en las prácticas sociales, sean clandestinas o legales, y tal como aparecen en los enunciados políticos en la esfera pública. Se petende reflexionar sobre los avances y los desafíos políticos enfrentados, sobre las políticas que entrelazan argumentos religiosos, médicos, científicos y jurídicos, así como del registro de las prácticas y de los significados y representaciones que permean el aborto.

Las contribuciones deben enviarse directamente a las organizadoras, a través de de los correos electrónicos:

rozeliporto@gmail.com y susana.rostagnol@gmail.com.

Plazo para el envío: 16 de marzo de 2013.

Además de los artículos para el dossier, la revista Bagoas también recibe, en flujo contínuo, otras contribuciones: artículos sobre diversos temas, notas de investigaciones, reseñas de libros relevantes en las ciencias sociales. Tales textos deben enviarse a los editores de la revista, de acuerdo a las indicaciones de las normas para la recepción de artículos.