Livros e Revistas

Livros e Revistas

Foi lançado no dia 8 de março no museu Cruz e Souza em Florianópolis o livro “História das Mulheres Catarinenses”. O livro contém 11 artigos sobre assuntos que envolvem a antropologia, a filosofia e a história . O livro organizado por Antonio Morga contém artigos das historiadoras Cristina Wolff, Carmen Susana, Marlene De Fáveri, Maria Teresa Cunha, Maria Bernardete Flores e traz histórias sobre as mulheres de pescadores, as trabalhadoras nas minas de carvão, as inquietações e esperança das imigrantes, a expectativa das camponesas no oeste, as práticas e saberes das parteiras, a visão dos viajantes do século XIX , a educação das teuto-brasileiras na colônia de Blumenau, as leituras das professoras primárias na década de 50 e 60 em Florianópolis. Mais informações pelo site: www.livroselivros.com.br

»«»«»«»«»«»«»«»«»«

Em Brasília no dia 9 de março foi lançado o Caderno n.º 6 das Católicas Pelo Direito de Decidir : “Aborto Legal, Igreja Católica e o Congresso Nacional”. O Caderno de autoria de Myriam Aldana Santin é uma pesquisa junto ao Congresso Nacional e à CNBB sobre a influência da Igreja Católica no Legislativo.

O Cadernos Pagu nº 13, organizado por Guita Grin Debert, explora situações em que homens ou mulheres são envolvidos por processos de envelhecimento social. Os textos trazem resultados de pesquisas em diferentes disciplinas, conduzidas por enfoques teóricos e metodológicos diversos e oferecem elementos imprescindíveis para a discussão sobre a criação de classes de idade, etapas da vida e conflitos de geração, perpassados pelo gênero. Mostram ainda, em detalhes, como assimetrias insignificantes podem ser transformadas em turbulentas oposições irreconciliáveis. Gênero em gerações aposta que o estudo de formas distintas de construção de diferenças é um material privilegiado para alargar nossa compreensão dos processos de classificação e hierarquização dos seres humanos. Clique na imagem para ter acesso ao site do Cadernos Pagú.

 

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e a Letraviva (http://www.letraviva.net) comunicam o lançamento, em dezembro passado, do novo livro de Rose Marie Muraro.

Textos da Fogueira fala sobr.e o poder, o amor e de como a mulher de hoje venceu a fogueira e vem anunciando a liderança num mundo em constante transformação.

 

Identidades: Estudos de Cultura e Poder reúne pesquisadores do Brasil, Portugal e Estados Unidos que se propuseram o desafio de desvendar os significados da produção contemporânea de políticas culturais e das configurações identitárias. Os autores valem-se de diálogos cruzados e de olhares comparativos para examinar criticamente políticas culturais de direitos humanos ou de raça e nação, a emergência de Estados-nação transnacionais e de racismos culturais, e, ainda, os múltiplos significados e implicações dos jogos de identidade entre diversas fronteiras culturais – de gênero, geração, classe, raça e nação.